Sobreviventes

Publicado: 21 de fevereiro de 2010 em Utilidade Pública
Tags:

Responda uma coisa:

Você que teve sua infância durante os anos 60, 70, 80…

Como pôde sobreviver?

Afinal de contas…

1. Os carros não tinham cintos de segurança, apoios de cabeça e nem air-bag!!

2. Íamos soltos no banco de trás fazendo aquela farra!
E isso não era perigoso!

3. As camas eram feitas de grades e os brinquedos eram multicores e no mínimo pintados com umas tintas “duvidosas” contendo chumbo ou outro veneno qualquer.

4. Não havia trava de segurança nas portas dos carros, chaves nos armários de medicamentos, detergentes ou químicos domésticos.

5. A gente andava de bicicleta pra lá e pra cá, sem capacete, joelheiras, caneleiras ou cotoveleiras.

6. Bebíamos água da torneira, de uma mangueira, ou de uma fonte e não águas minerais em garrafas ditas “esterilizadas”.

7. Construíamos aqueles famosos carrinhos de rolimã e aqueles que tinham a sorte de morar perto de uma ladeira asfaltada, podiam tentar bater recordes de velocidade e até verificar no meio do caminho que tinham “economizado” a sola dos sapatos, que eram usados como freios… e estavam descalços…

Alguns acidentes depois…

Todos esses problemas estavam resolvidos…

8. Íamos brincar na rua, com uma única condição: voltar pra casa ao anoitecer!

Não havia celulares…

E nossos pais não sabiam onde estávamos…

Incrível!!!

9. Tínhamos aula só de manhã, e íamos almoçar em casa.

10. Gessos, dentes partidos, joelhos ralados…

Alguém se queixava disso?

Todos tinham razão, menos nós…

11. Comíamos doces à vontade, pão com manteiga, bebidas com o “perigoso” açúcar. Não se falava em obesidade – brincávamos sempre na rua e éramos super ativos!

12. Dividíamos com nossos amigos uma tubaína comprada naquela vendinha da esquina, gole a gole e nunca ninguém morreu por isso…

13. Nada de Playstations, Nintendo 64, X Boxes, jogos de vídeo, internet por satélite, videocassete, dolby surround, celular com câmera, computador, chats na internet…

Só amigos…

14. E os nossos cachorros? Lembram?

Nada de ração, comiam a mesma coisa que nós (muitas vezes os restos), e sem problema algum!
Banho quente? Shampoo?
Que nada! No quintal, um segurava o cão e o outro com a mangueira (de água fria) ia jogando água e esfregando-o com (acreditem se quiserem!) sabão (em barra) de lavar roupa!

Algum cachorrou morreu (ou adoeceu) por causa disso???

15. A pé ou de bicicleta, íamos à casa de nossos amigos, mesmo que morassem a quilômetros de nossa casa, entrávamos sem bater e íamos brincar.

16. É verdade! Lá fora, nesse mundo cinzento e sem segurança! Como era possível? Jogávamos futebol na rua, com a trave sinalizada por duas pedras, e mesmo que não fossemos escalados… ninguém ficava frustrado e nem era o “fim do mundo”!

17. Na escola tinham bons e maus alunos. Uns passavam e outros eram reprovados. Ninguém ia por isso a um psicólogo ou psicoterapeuta. Não havia a “moda dos superdotados”, nem se falava em dislexia, problemas de concentração, hiperatividade… Quem não passava, simplesmente repetia de ano e tentava de novo no ano seguinte!

18. Tínhamos liberdade, fracassos, sucessos, deveres… e aprendíamos a lidar com cada um deles!

A única verdadeira questão é:

Como a gente conseguiu sobreviver?

E acima de tudo, como conseguimos desenvolver a nossa personalidade?


Você também é dessa geração?

Se sim, então mande esse texto aos seus amigos desse tempo, e também aos seus filhos e sobrinhos, para que eles saibam como era no…

Nosso tempo!

Sem dúvida vão responder que era uma chatice, mas…

Como éramos felizes!

Anúncios
comentários
  1. robson disse:

    Caraaa… essas historias minha mãe sempre conta, adoro ouvir ela contar isso e ficar imaginando como tudo nakela epoca era mais divertido q agora…
    como vc mesmo conta. ninguem sabia aode vc estava ou com qm estava nakele momento…

    vo mostrar pra ela essa historia aí
    maneiro mesmo

    abraço!!

  2. Pois é, meu amigo!
    Esse foi um tempo muito bom que infelizmente não voltará. Sinto muitas saudades daquela época. Tem hora que realmente dá uma vontade de chorar… rsrsrsrs
    A galera de hoje não sabe realmente o que é bom.

    Nostalgia pura!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s